O Prof. Mike Anderson graduou-se em Química pela Universidade de Edimburgo e obteve seu título de PhD pela Universidade de Cambridge. Possui três pós-doutorados, nos quais desenvolveu trabalhos em catálise, NMR e zeólitas. Em 1990, tornou-se professor de Química no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UMIST), sendo promovido a professor de Química de Materiais em 1998. Foi presidente da Associação Britânica de Zeólitas (BZA) e secretário da Associação Internacional de Zeólitas (IZA). É membro do comitê da associação internacional de materiais mesoporosos, do sub-comitê de nomenclatura para materiais mesoporos, do corpo editorial da Current Opinion in Solid State and Materials Science e Fellow da Royal Society of Chemistry. Atualmente é diretor do Centro de Materiais Nanoporosos da Universidade de Manchester. Com mais de 35 anos de experiência no estudo de materiais nanoporosos, possui mais de 200 artigos publicados (fator h 49) abordando principalmente estudos experimentais e teóricos de NMR em catalisadores microporosos heterogêneos; estudos estruturais de materiais mesoporosos; estudos de mecanismos de cristalização utilizando as microscopias de força atômica e eletrônica; síntese e aplicações de novos materiais microporosos. Foi agraciado com o prêmio Barrer da Royal Society of Chemistry por seus trabalhos no campo de materiais zeolíticos.
O Prof. Russell Morris é graduado em Química pela Universidade de Oxford (1989), e doutor também pela Universidade de Oxford (1992). Foi pesquisador visitante no National Institute of Standards and Technology, nos Estados Unidos (1993-94). Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (1992-95) e é atualmente professor titular da Universidade St Andrews, na Escócia, e diretor do Centro para Materiais Avançados da Universidade Charles na República Checa, onde também é professor. Recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, dentre os quais o National Science Foundation (USA) ADVANCE Distinguished Lecturer (2009), o GEMI award (2007) e o prêmio Barrer da Royal Society of Chemistry (2003). É membro do conselho do Associação Internacional de Zeólitas (IZA), presidente da comissão de MOFs e membro do comitê de estrutura da IZA. É Fellow da Royal Society, da Royal Society of Edinburgh e da Royal Society of Chemistry. Possui mais de 220 artigos publicados (Fator h 69, Google Scholar) e sete patentes, todas licenciadas para comercialização.
Florian E. P. Meneau possui doutorado, PhD, em Física com a tese intitulada “Studies of the Amorphisation of Zeolites” pela Institute of Mathematical and Physical Sciences, Aberystwyth University e pela Royal Institution of Great Britain, Davy Faraday Research Laboratory, London, UK (2004). Atuou como pesquisador beamline SAXS/WAXS de 2003 a 2006 na European Synchrotron Radiation Facility, Grenoble, FR. Em seguida, exerceu a função de pesquisador beamline na Synchrotron SOLEIL, Saint-Aubin, FR (2006-2014). Hoje, integra o projeto de pesquisa “Sistemas teranósticos a base de óxido de zinco” pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e atua como pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS-CNPEM), onde coordena o grupo de SAXS. Desde 2015 colabora como revisor de projeto de fomento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, em 2019 tornou-se membro do comitê de assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É tambem revisor dos seguintes periódicos: Nuclear Instruments and Methods in Physics Research Section B: Beam Interactions with Materials and Atoms; Langmuir; Materials Research e, por fim, Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects. Com mais de 90 publicações. Suas principais áreas de atuação são: colóides, polímeros, SAXS e EXAFS.
O Prof. José Marcos Sasaki é graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (1983), mestre em Física (1988) e doutor em Física pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp (1993). Desde abril de 2016 é professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará-UFC. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: teoria dinâmica da difração de raios-x, nanopartículas e método Rietveld. É coordenador do Laboratório Multiusuários em Nanotecnologia/CNPq. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas aplicadas em sensores ópticos e células fotovoltaicas. Publicou 121 artigos com 1840 citações (Web of Science) com Fator h = 24.
A Profa. Sibele Pergher possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e doutorado em Química - Universidad Politecnica de Valencia – Espanha (1997). Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Química da UFRGS (2002 e 2009). Foi professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1998 a 2001. Atuou na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Erechim de 2001 a 2010 como professora, pesquisadora e coordenadora do Curso de Química. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (desde 2010) atuando no curso de Química do Petróleo e nos cursos de Pós-Graduação em Química - PPGQ e de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM. Foi vice -coordenadora do curso de pós-Graduação em Química de 2010 a 2012 e coordenadora do PPGQ de 2013 a 2016. Foi pró-reitora Adjunta de Pesquisa da UFRN de 2016 a 2019; e desde 2019 é Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN. Atualmente é Diretora da Sociedade Brasileira de Catálise - SBCat. Faz parte da comissão de Síntese da International Zeolite Association. E representa o Brasil na FISOCAT - Federación Iberoamericana de Catalisis e na IACS - International Association of Catalysis Societies. É coordenadora e fundadora do Laboratório LABPEMOL - Laboratório de Peneiras Moleculares. Suas linhas de pesquisa são: síntese de catalisadores, zeólitas, argilas, materiais mesoporosos, materiais lamelares, pilarizados e deslaminados, processos de adsorção e catálise. É pesquisadora 1D do CNPq. Possui mais de 180 artigos publicados, 20 patentes e 500 trabalhos em congressos. Possui uma grande contribuição na formação acadêmica de alunos com mais de 150 orientações concluídas.
O Prof. Antonio Chica é graduado em Química pela Universidade de Granada e doutor em Química pela Universidade Politécnica de Valência. Fez pós-doutorado na Universidade em Berkeley (2002-04), onde trabalhou no desenvolvimento de novos catalisadores e processos para a produção de combustíveis limpos. Colaborou com empresas como UOP, EXXON-Mobil, IFP, ENI, BP-Amoco, Johnson Matthey PLC e CEPSA, e contribuiu com mais de trinta publicações em revistas internacionais. Ele também é co-autor de 17 patentes mundiais, duas delas em exploração industrial. É membro da SECAT (Sociedade Espanhola de Catálise), ACS (Sociedade Química Americana), HeA (Sociedade Espanhola de Hidrogênio) e PEHPC (Plataforma Espanhola de Células de Hidrogênio e Combustível). É professor do Instituto de Tecnologia Química (ITQ) na Universidade Politécnica de Valência, onde desenvolve diferentes projetos relacionados à produção de hidrogênio a partir de compostos derivados de biomassa. Seus últimos trabalhos incluem catálise combinatória, rede neuronal e algoritmo genético aplicado a reações químicas.
A Profa. Diana Azevedo é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1990), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (2001). É professora titular da Universidade Federal do Ceará e foi professora visitante Ad honorem (2012/2014) da Universidade Nacional de San Luis, na Argentina. Atua na docência de fenômenos de transporte e operações unitárias em nível de graduação e pós-graduação. Já foi chefe de departamento, coordenadora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Engenharia Química na UFC, ocupando atualmente o cargo de vice-diretora do Centro de Tecnologia (2015-2023). Como pesquisadora, tornou-se bolsista PQ-1A do CNPq (2020) e possui experiência em adsorção e processos de separação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de adsorventes, medidas fundamentais de sistemas de adsorção e catálise, armazenamento / separação / purificação de gases por adsorção e processos de separação em fase líquida baseados em cromatografia preparativa.
O Prof. Michael Tiemann foi cientista no Instituto de Química Inorgânica e Aplicada na Universidade de Hamburgo de 1997 a 2001, após finalizar seus estudos em Química. Ele finalizou seu doutorado em 2001 e por um ano, ele trabalhou como assistente de pesquisa pós-doutoral no Instituto de Físico-Química do Åbo Akademi em Turco, Finlândia. De 2002 a 2009, Michael Tiemann foi líder de grupo de pesquisa no Instituto para Química Inorgânica e Analítica da Justus Liebig Universidade de Giessen. Em 2008, tornou-se coordenador de Química Inorgânica do Estado Sólido. Em 2009, tornou-se professor de Química Inorgânica na Universidade de Paderborn, sendo promovido em 2014 a professor titular. Desde 2011, ele também é professor visitante na Faculdade Técnica Sino-Alemã da Universidade de Ciência e Tecnologia (CDTF) de Qingdao na China. No campus Paderborn, ele coordena o programa de bacharelado em conjunto com o CDTF. Com mais de 90 publicações e 4000 citações (Google scholar), seus interesses de pesquisa estão relacionados ao desenvolvimento de sólidos nano- e micro-estruturados para uma diversas aplicações como, por exemplo, para baterias íon-Li e células a combustível. As atividades de seu grupo de pesquisa se baseiam por um lado, na síntese de novos materiais nanoestruturados, e por outro lado, na investigação de funções especiais dessas substâncias para diferentes aplicações.
Universität Paderborn/Alemanha
Instituto de Tecnología Química
Universitad Politécnica de Valencia/ Espanha
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Ceará
University of Manchester/Inglaterra
University of St Andrews/Escócia
Programa de pós-graduação em Engenharia e Ciencias de Materiais
Programa de pós-graduação em Química